
Bullseye Framework: o que é e como aplicar na gestão de negócios?
O bullseye é um framework criado para determinar o principal canal de tração, direcionar o foco da empresa e maximizar seus resultados.
Realizados dentro de sala e com interação.
Evolua sem sair de casa.
Desenvolva e retenha os seus talentos.
Uma comunidade que evolui junta.
Conexão, suporte e uma nova direção para os seus negócios.
11 min de leitura
Tallis Gomes
23 de ago. de 2023 • Última atualização 07 de mai. de 2025 • 11 min de leitura
"As pessoas não compram o que você faz; as pessoas compram o porquê você faz uma coisa”. - Simon Sinek, autor de “Comece pelo Porquê”
Essa é a frase que o escritor britânico Simon Sinek usou para resumir o que diferencia um grande líder dos demais, o que faz com que tenha sucesso e seja capaz de levar sua empresa para o alto. Tem muito mais a ver com paixão do que somente a busca por resultados financeiros. E implica em se questionar por que fazemos algo, a pergunta que está no centro do conceito do Golden Circle (do inglês, “Círculo Dourado”).
A explicação do Círculo Dourado está no livro “Comece pelo Porquê”, publicado por Sinek em 2009. Mas foi sua apresentação no TED Talks que se tornou um marco e popularizou o conceito: quase 63 milhões de visualizações. Para o ex-CEO da Best Buy, Hubert Joly, assistir a Sinek explicando o Golden Circle foi um “momento aha”.
“O problema é que a maioria das organizações começa muitas vezes com ‘o quê’. As empresas começam por seus interesses, em vez de suas crenças”, disse Simon Sinek. Então, por onde começar?
O Golden Circle é um framework para que as empresas concentrem seus esforços em um propósito maior do que fazer dinheiro. De acordo com o autor do conceito, ao encontrar um forte porquê que seja o agente motivador, as companhias têm a possibilidade de se destacarem porque sua atuação segue um propósito.
A partir de um propósito vem a paixão pelo trabalho a ser feito, diz Sinek no vídeo. Isso se torna um fator de engajamento dentro das empresas e o que “empurra” grandes líderes rumo ao sucesso, como é o caso da Apple.
Ao mencionar a gigante de tecnologia, Sinek afirma que seu destaque está na forma de informar ao público seu propósito: “Desafiar o status quo com produtos de design lindos, simples e fáceis de usar”. Informar o propósito é mais atrativo do que simplesmente anunciar "fazemos ótimos computadores, quer comprar um?".
“Poucas pessoas ou organizações sabem por que fazem o que fazem. E por ‘por que’ não quero dizer ‘para obter lucro’. Isso é um resultado. É sempre um resultado. Por ‘por quê’, quero dizer: Qual é o seu propósito? Qual é a sua causa? Qual é a sua crença? Por que sua organização existe? Por que você sai da cama pela manhã? E por que alguém deveria se importar?”, questionou o autor em sua apresentação.
O modelo do Golden Circle concentra três círculos, sendo o ponto central o porquê do negócio:
Ilustração do conceito de Golden Circle (Círculo Dourado) em que o foco está em questionar o que, como e por que (Crédito: G4 Educação)
No caso do Golden Circle, a ordem dos fatores altera o produto. Para Simon Sinek, começar a se questionar “O quê” ou “Como” é o erro cometido pela grande maioria das empresas e dos líderes. As companhias que seguem essa linha desperdiçam a oportunidade de usar o propósito maior como elemento de engajamento e diferenciação no mercado.
O processo deve começar de dentro para fora, e não de fora para dentro. Ou seja, o propósito antecede o produto, ao invés do produto anteceder o propósito. Os líderes que transformaram o mundo começaram se questionando “Por quê”, e não “O quê” ou “Como”.
Para quem deseja estruturar seu negócio partindo do propósito e alinhando a operação com estratégias de alto impacto, o programa presencial G4 Gestão e Estratégia oferece as ferramentas e práticas usadas pelas empresas que mais crescem no mundo.
Campanha da Adidas "Impossible is Nothing" (Crédito: Divulgação)
Inscreva-se para saber em primeira mão sobre as novidades e cursos do G4 Educação!
Para entender como aplicar o Golden Circle em um negócio, confira abaixo 20 exemplos de grandes empresas que aplicaram o framework:
Leia mais: Bullseye Framework: o que é e como aplicar na gestão de negócios?
Campanha "Think Different", da Apple (Crédito: Divulgação)
Campanha "Live Your Legend", da Harley-Davidson (Erédito: Divulgação)
Leia mais: Cynefin Framework: o que é e como funciona esse método?
Outdoor de campanha da rede de fast food McDonald's nos EUA (Crédito: Reprodução/YouTube)
Baixe agora grátis: OKR na prática
Simon Sinek, autor de "Comece pelo Porquê" durante sua apresentação do conceito Golden Circle no TED Talks (Crédito: Reprodução/TED Talks)
O modelo do Golden Circle foi aplicado por diversas multinacionais, gigantes de tecnologia e líderes em seus segmentos. Confira a seguir dez benefícios da metodologia desenvolvida por Simon Sinek:
Quer aprofundar seu papel como líder e engajar seu time com um propósito claro? O curso online Fundamentos G4 Liderança traz técnicas práticas utilizadas pelos maiores líderes do mundo para você colocar em ação no dia a dia.
O Golden Circle é um framework aplicado por empresas como a Coca-Cola, a Meta e o Spotify. O modelo enfoca o propósito de uma marca, ou seja, a paixão que a organização tem de produzir ou prestar seu serviço. De acordo com Simon Sinek, que popularizou o conceito, esse foco no propósito é uma alavanca de crescimento para as companhias e uma marca dos grandes líderes que transformaram o mundo.
Lidere o seu negócio e supere desafios com técnicas e práticas usadas pelas empresas que mais crescem no mundo.
Garanta a sua vagaEngenheira Industrial de formação, especialista em finanças, sócia e CEO do G4 Educação.
Fundador, mentor, sócio e ex-CEO do G4 Educação, fundador e ex-CEO da Singu e fundador e ex-CEO da Easy Taxi.
Fundador e mentor do G4 Educação e presidente da Loja Integrada.